segunda-feira, 2 de novembro de 2009

O macro-universo são guerras magnéticas

Na estrela anã amarela chamada Sol cabem 1 milhão de Terras. É a única estrela do Sistema Solar. Gera 380.000.000.000.000.000.000 de Megawatts de potência, e isto torna minúscula qualquer coisa à escala humana. Num segundo, o Sol emite mais energia do que foi utilizada em toda a história da civilização humana. (FONTE)

Campo magnético do sol:



Campo magnético da Terra:

CLIQUE-ME

Sem a proteção de um campo magnético, a Terra pode-se tornar um planeta "morto", assim como Marte. Mario Acuña estima que Marte era um planeta com atmosfera e oceanos com formas primitivas de vida e que, há mais ou menos 4 bilhões de anos, o Planeta Vermelho teria começado a perder campo magnético e estar sujeito à erosão dos ventos solares, já que duas grandes crateras lá, formadas provavelmente pelo choque de corpos celestes, tiveram suas idades estimadas também em 4 bilhões de anos.(FONTE)

A linda & devastadora (oh!) tempestade solar perfeita:



Uma nova tempestade solar perfeita poderia tirar do ar sistemas de comunicação por meses: CLIQUE NAS NOTÍCIAS DA RAPOSA

A agitação está aumentando nos seres:



Uma tempestade dentro da Terra está enfraquecendo nosso campo magnético externo (oh!!):

Algo de estranho está acontecendo nos profundos subterrâneos da Terra, onde um líquido metálico é constantemente movimentado pela rotação do Planeta, gerando uma força invisível: O Campo Magnético, que protege a Terra contra radiações advindas do espaço. Este campo magnético parece que aos poucos está se tornando mais fraco. Haverá um dia de completa desgmanetização do planeta Terra em que todos os habitantes estarão sujeitos aos efeitos da radiação cósmica e do vento solar? No ritmo atual do enfraquecimento, o campo durará somente até o próximo milênio, segundo o astrofísico Peter Olson. (FONTE)

"Space weather is nasty", baby.



Trecho:

Apesar de estar a 800 mil quilômetros do núcleo que gera o calor, na atmosfera, a temperatura do Sol é tão alta quanto no núcleo. Sob a coroa, a superfície do Sol está literalmente fervendo. Toda a superfície do sol está coberta por células convectivas. [A convecção é soma de dois fenômenos físicos, a condução de calor (ou difusão de calor) e a advecção de um meio fluido (líquidos e gases).] A matéria quente do interior do Sol sobe, alcança a superfície, arrefece, brilha, emite luz solar, depois volta a afundar-se. É um processo extremamente violento. Cada bolha de matéria que sobe tem mais ou menos o tamanho do Texas. [Em alguns casos, expele uma massa equivalente à do Everest, que vem em nossa direção, segundo o astrofísico Andrew Coates. A cada poucas horas, o Sol ejeta bilhões de toneladas de partículas eletricamente carregadas - o vento solar.] Isto acontece constantemente em cerca de 1 milhão de zonas sobre toda a superfície solar durante todo o dia. Esta ebulição não é so violenta como extremamente barulhenta. A superfície agitada do Sol cria energia sonora suficiente para superaquecer a coroa até milhões de graus. Os cientistas crêem que a combinação entre essas ondas sonoras e a energia do campo magnético do Sol é responsável pelas temperaturas extremas que se encontram na coroa.

Células convectivas do sol, por uma nave japonesa:



A cerâmica age como gravador de fita magnética. Vasos registram o campo magnético da Terra no momento em que são feitos, segundo o arqueólogo John Shaw. Como em rochas vulcânicas, a argila contém pequenos pedaços de minerais ferrosos chamados magnetita. Num nível microscópico, a magnetita contém muitas regiões magnéticas distintas, como minúsculos ímãs. Mas a argila torna-se magnética apenas quando é cozida. Uma vez fria, o magnetismo é preso. (FONTE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vanglorie-se: