segunda-feira, 19 de abril de 2010

heheheh

de abril de 2010 | N° 16310AlertaVoltar para a edição de hoje

TEATRO

Os incorruptíveis

Cia. Espaço em Branco promove semana de atrações na Capital

Eles estão movimentando a cena teatral, mas não fazem o tipo ingenuamente idealista e tampouco abraçam o discurso fácil da novidade. Das certezas, apenas uma: não estão dispostos a fazer concessões. Para acompanhar a Cia. Espaço em Branco em uma jornada de apostas e recompensas igualmente altas, a oportunidade é boa. Começa hoje uma semana de espetáculos e outras atrações, com entrada gratuita.

As quatro peças que estão na Semana em Branco dão um panorama do trabalho da companhia, que tem em seu núcleo principal João de Ricardo, 32 anos, Sissi Venturin, 26, e Lisandro Bellotto, 33. A história começou em 2005, com Extinção – A Impossibilidade Física da Morte na Mente de Alguém Vivo, retrato divertido e impiedoso de uma família disfuncional. No ano seguinte foi a vez de Andy/Edie, texto do gaúcho Diones Camargo. Com direção de João de Ricardo, os trabalhos revelavam o talento de jovens que estavam dispostos a trazer outras linguagens para o teatro e mexer com novas tecnologias.

O ponto de virada aconteceu em 2008, quando João foi para Campinas fazer mestrado e mergulhou em pesquisas sobre performance art, um campo híbrido de criação que se consolidou como gênero – ou não-gênero – com as vanguardas artísticas europeias. Foi um rumo novo e definitivo.

– Em vez de oferecer apenas uma narrativa, queremos dizer ao público generosamente: criem, preencham os espaços – afirma João.

Naquele ano, a companhia estreou Teresa e o Aquário. Uma surpresa para o público. Não havia um enredo claramente identificável, e as atuações de Sissi e Lisandro se distanciavam da representação de personagens tradicionais.

– A narrativa é desconstruída, o que perturba o vício das pessoas em querer entender a história – observa Sissi.

Além de Teresa, a Semana em Branco apresenta Em Trânsito, de 2009, com Lisandro Bellotto, e dois espetáculos que a companhia, prolífica como nunca, estreou este ano: Homem que Não Vive da Glória do Passado, caleidoscópio de cenas que questionam valores de sucesso e realização pessoal, e Alice, livremente baseado na obra de Lewis Carroll. Recomendável para quem não se importa com o destino, mas quer o prazer da descoberta do caminho. Outras informações no site www.semanaembranco.blogspot.com.

fabio.pri@zerohora.com.br

FÁBIO PRIKLADNICKI
Semana em Branco
ESPETÁCULOS
Confira a programação completa. A entrada é franca em todas as atrações
Todos no Teatro de Câmara Túlio
Piva (Rua da República, 575, telefone 51 3289-8093)
> Em Trânsito (quinta-feira, às 20h)
> Alice (sexta-feira, às 21h)
> Homem que Não Vive da Glória do Passado (sábado, às 21h)
> Teresa e o Aquário (domingo, às 20h)
OUTRAS ATRAÇÕES
Todas na Sala Álvaro Moreyra (Av. Erico Verissimo, 307, fone 51 3289-8066)
> Oficina Processos Híbridos de Criação, com João de Ricardo (de hoje a quinta-feira, das 9h às 13h)
> Workshop Interpretação Visual Poética e Concepção de Ambientes Sonoros, com Roger Canal e Douglas Dickel (quarta-feira, das 14h às 18h)
> Show com Roger Canal e Douglas Dickel (quarta-feira, às 20h)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vanglorie-se: