segunda-feira, 8 de março de 2010

Metafísica da experiência

Experiências representam um conteúdo, e possuem um caráter. Uma coisa não se confunde com a outra. A experiência de um quadrado vermelho representa algo que é quadrado e vermelho, mas não é, ela mesma, quadrada ou vermelha.

A experiência tem um modo de ser próprio. Ela é um estado mental do indivíduo. Sendo um estado (metafísica), ela é algo que se dá de maneira contingente mas causalmente determinada.

Sempre que está consciente o indivíduo experimenta algo. Em certo sentido, o experimentar é uma das notas definidoras da consciência. Todavia, embora estar consciente seja, entre outras coisas, experimentar, e ter consciência seja quase-necessariamente experimentar, aquilo que se experimenta, o conteúdo da experiência, é contingente. Estados são configurações de um indivíduo em determinado momento. Não é necessário que no momento atual eu esteja lendo. Eu poderia estar fazendo outra coisa. Nem foi necessário que eu tomasse vinho na noite anterior. Eu poderia ter feito outra coisa. Assim, ter consciência parece ser necessariamente experimentar, mas aquilo que se experimenta é contingente.

6 comentários:

  1. "Como se fala bobagem com ar de coisa séria" - Oscar Niemeyer

    ResponderExcluir
  2. sugou a wikipedia afu hein?
    próxima vez coloca ao menos a fonte..

    pt.wikipedia.org/wiki/Experiência_(filosofia)

    ResponderExcluir
  3. “Public opinion, a vulgar, impertinent, anonymous tyrant who deliberately makes life unpleasant for anyone who is not content to be the average man”

    William Ralph Inge

    ResponderExcluir
  4. comentários anônimos a partir de agora foram bloqueados. quem quiser opinar-conversar, vai ter que mostrar a carinha
    =D

    ResponderExcluir
  5. ah e quem suga é beija-flor, que aliás não só suga quanto beija!
    hipertexto é feito de link. ou crtl c crtl v (prática criativa iniciada nas vanguardas históricas)

    ResponderExcluir
  6. "Do que eu sinto falta hoje em dia é de classe. Sem truques, sem tolerar estupidez, sem comprar afeições." (Jack Nicholson)

    ResponderExcluir

Vanglorie-se: