segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Origem da vida na Terra

Origem extraterrestre:

* Anaxágoras (sec V a.C.): Panspermia (= sementes em todo lugar): O universo é feito de um número infinito de sementes que se espalham no espaço e alcançaram a Terra.

* Versão moderna :sec 19: Berzelius (1834), Kelvin (1871), Helmholtz (1879), Arrenius (1903), Fred Hoyle (~1950): matéria orgânica chegou à Terra em grãos interestelares trazidos em cometas.

* A panspermia tanto pode ser interestelar como interplanetária



Origem química:

* Oparim (década 1920): a vida se formou a partir de moléculas orgânicas complexas.

Há 4 bilhões de anos a atmosfera da Terra não tinha oxigênio livre (atmosfera redutora)

A atmosfera teria grandes quantidades de hidrogênio,água, amônia, e metano.

A ação de fenômenos naturais energéticos, como relâmpagos, intensa radiação ultravioleta do sol (que penetraria a atmosfera na ausência de O2), vulcões, sobre essa mistura gasosa teria originado as primeiras moléculas orgânicas.



* Miller e Urey (1953): carbono + água + amônio + metano + faíscas = aminoácidos



O experimento de Miller_Urey: O frasco de baixo contém o "oceano" de água, que ao ser aquecido força vapor de água a circular pelo aparato. O frasco de cima contém a "atmosfera primitiva", com metano (CH4), amônia (NH3), hidrogênio (H2) e o vapor de água. Quando uma descarga elétrica (raio) passa pelos gases, eles interagem, gerando amino ácidos (glicina, alanina, ácidos aspático e glutâmico, entre outros). 15% do carbono do metano original combinaram-se em compostos orgânicos.

Versões modernas do experimento, com uma "atmosfera" mais coerente com o que seria a atmosfera primitiva da Terra ( CO2, H2O, N2 e H2) são inconclusivas.

2 comentários:

Vanglorie-se: